História da Igreja Presbiteriana Pioneira de Brasília

A Missão Presbiteriana determinou que eu “Waldemar Rose” fosse a Brasília providenciar meios para minha mudança para lá. Então no dia 06 de Fevereiro de 1957 viajei chegando no dia 07. Nesse mesmo dia requeri um terreno na 3ª avenida para construção de nossa casa. E para constar a minha presença em Brasília, foi ao barraco do Gamaliel Dourado e dirigi um culto doméstico.

No dia 06 de março, saímos de mudança e no dia 09 chegamos a Planaltina, onde minha família ia ficar, enquanto eu edificaria a casa. Mas enquanto isso, começamos os trabalhos regulares, e uma E.D. organizada com 24 alunos, em casa do sr. José Deusdará. Local onde o Bispo da Igreja Metodista pregou por várias vezes, o Rev. Isaías Sucasos. E pregaram, o consagrado Jose Belotte e o sr. Amâncio Vicente Botelho.

Somente em meado de Junho a família mudou de Planaltina para o Núcleo Bandeirante. Daí por diante todos os trabalhos foram dirigidos em nossa casa, até que foi comprado o grande armazém construído de madeirite, grande para comportar 400 pessoas sentadas. E no dia 6 de Outubro foi inaugurado o grande salão com dependências para E.D. Já nessa época a freqüência era acima de 300 pessoas. Este prédio era localizado no centro do Núcleo Bandeirante na Av. Central, oficialmente inaugurado no dia 10 de outubro de 1958 com grande assistência de Goiânia, Ceres, Anápolis, Planaltina e vários missionários americanos.

Em março de 1958 iniciamos trabalhos com a lanterna mágica e grande distribuição de literatura na Fundação das casas populares, na W3 Sul. Iniciamos também culto com E.D. regulares em Brazlândia, em casa de uma crente, irmã do Ev. Sebastião Rodrigues.

No mês de Julho de 1958 foi enviado pelo Supremo Concílio da I.P.B. o Rev. Natanael Emerique, para ser o pastor da I. Presb. de Brasília.

Com a chegada do Rev. Natanael, e o envio de um jipe pela Missão, eu passei a pregar nas pequenas congregação recém organizadas até 6 vezes nos domingos.

A Sociedade Auxiliadora Feminina foi organizado pela Maria Litoldo Rose e foi uma sociedade que muito influenciou na evangelização da cidade e no crescimento da congregação.

Com o crescimento da vila “Metropolitana”, abrimos um ponto de pregação e E.D. aos domingos.

A primeira Igreja a ser organizada no Distrito Federal foi a Igreja Presbiteriana do Núcleo Bandeirante. Não sendo das maiores igrejas, mas a mais antiga de todas, teve um período de grande freqüência, e uma E.D. com 400 alunos matriculados. Foi organizada no ano de 1960 e foi o seu primeiro pastor Rev. Natanael Emerique.

POR WALDEMAR ROSE